O que é cacau

calda de chocolate

Sendo chamado também de “o alimento de todos os deuses” por muitas pessoas, o cacau está entre os doces mais apreciados em todo o mundo. Visto de uma árvore chamada de “theobroma cacao”, de onde vem todos os grãos de cacau, o cacau é utilizado para diversos fins.

O que é cacau?

Na civilização Maia, por exemplo, a matéria prima do cacau era ofertada aos seus deuses, sendo por este motivo que o cacau é muito mais importante do que sua aplicação simples nos chocolates que você conhece.

Considerando que este fruto é realmente abundante aqui no Brasil, separei um artigo completo sobre as maiores curiosidades sobre esta lendária fruta. Acompanhe!

  • Por qual motivo o cacau é tão nutritivo?

Bom, para começar, é importante dizer que ele é bastante rico em flavonóides, sendo um poderoso antioxidante que ajuda a combater diversos radicais livres e, de quebra, consegue combater o envelhecimento precoce. Este maravilhoso grão ainda consegue ser uma importante fonte de vitaminas e minerais, assim como o potássio e seus semelhantes.

O cacau em pó, por exemplo, consegue formar uma base de grãos processados que consegue ser bem útil para a nossa rotina diária. No entanto, não se engane: a maioria dos achocolatados possuem mais açúcar do que propriamente cacau.

Você já teve aquela sensação de prazer assim que você coloca um chocolate na boca? Bom, e se eu dizer que existe uma explicação fora da sua cabeça pra isso? A resposta está dentro da serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor que consegue promover o bem-estar. Além disso, por conter dopamina e feniletilamina, sua endorfina é estimulada junto a substâncias que atuam no cérebro e melhoram o humor. Por fim, o cacau ainda é um composto de anandamida, substância está produzida quando conseguimos realizar atividades físicas, sendo também conhecida simplesmente como a substância da felicidade.

  • E para quem pratica atividades físicas?

Alguns estudos mostram que o cacau em pó consegue aumentar gradativamente a resistência física, o que é realmente ótimo para os atletas. Tudo isso acontece pois o cacau vai aumentar a produção de mitocôndrias dentro dos nossos músculos, sendo elas as grandes responsáveis pela energia muscular.

Outro estudo realizado na universidade do Califórnia levantou que o cacau ainda possui uma substância chamada de epicatequina, também melhorando evolutivamente o desempenho físico.

Quando você inclui o consumo do cacau no seu pré-treino, ele vai te ajudar a regular toda a pressão arterial dentro da prática esportiva, podendo ser considerada até mesmo a proteção cardiovascular.

Muito se perguntar quais são os benefícios que o cacau pode trazer para o coração. Se é esta a sua pergunta, pode ficar tranquilo: o cacau faz realmente bem para o seu coração.

Sendo rico em catequina, uma flavonoide que consegue inibir as enzimas que elevam a pressão arterial, o cacau é um alimento que aumenta o fluxo de sangue para as suas artérias, controlando toda a pressão. O alimento ajuda também na redução dos níveis de colesterol ruim, possuindo antioxidantes essenciais para evitar diversos tipos de doenças cardiovasculares.

  • Chocolate amargo

Quando se fala mais precisamente do cacau, é realmente impossível pensar em algo que não seja chocolate. No entanto, é preciso entender que a quantidade de cacau em uma composição é realmente determinante para saber se ele é bom ou não para a sua saúde. Para você ter uma ideia, para o alimento ser considerado chocolate, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 25% de cacau é o mínimo.

Chocolate amargo

Muito dos chocolates que você costuma comer, como disse no início do artigo, está repleto de açúcar. Logo, o chocolate amargo é aquele que possui entre 50% e 80% de cacau. Existem algumas situações onde ele consegue se aproximar na totalidade de 90% só de cacau, não é incrível? Pense sempre que, quanto maior o teor de cacau, mais saudável ele é. Porém, quanto menor a porcentagem, maior a quantidade de açúcar e gorduras, sendo prejudicial a saúde. Ainda vale dizer que o chocolate branco é feito apenas da manteiga de cacau, não tendo nenhum grão que seja considerado cacau de fato.

O cacau ainda tem o benefício de ser um importante aliado ao emagrecimento devido a sua riqueza em polifenóis, possuindo uma propriedade termogênica. É desta maneira que o cacau consegue gradativamente queimar suas gordurinhas.

Verdades e mitos sobre o cacau

chocolate

Principalmente durante a páscoa, temos acesso a muitos tipos de chocolates. No entanto, alguns são mais saudáveis e nutritivos que outros.

Verdades e mitos sobre o cacau

Enquanto o chocolate branco ou ao leite possui bem mais calorias que o chocolate tradicional, o meio amargo consegue trazer menos calorias e apresenta uma enorme quantidade de ação antioxidante em suas propriedades.

Segundo o gerente do Serviço de Nutrição do Hcor, o tão famoso Hospital do coração, existe o alerta referente a todos os chocolates amargos que, mesmo sendo uma ótima opção devido a sua quantidade de cacau, deve sempre ser consumido com moderação, uma vez que seu excesso pode gerar aumento gradativo de peso.

Mesmo tendo seus benefícios comprovados para a saúde junto a doenças cardiovasculares, é sempre importante ressaltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades, considerando que o consumo de pequenas quantidades de chocolate amargo conseguem conter quase que sua totalidade completa só de cacau.

Infelizmente, não são poucas as fontes que você acaba encontrando referente ao uso de cacau. Suas aplicações são realmente diversificadas, mas seus benefícios sempre aparecem de maneira mais subliminar aliado a contraindicações inexistentes. Para te ajudar com isso, separei alguns mitos e verdades que vão colocar você definitivamente no caminho certo desta vez.

Os maiores mitos e verdades sobre o chocolate

– Chocolate branco não é chocolate

Infelizmente, tenho que concordar. A grande verdade é que o chocolate branco é o grande vilão para quem deseja manter uma alimentação saudável. Trata-se de um alimento que é uma mistura pura de óleo, gordura e muito açúcar. Neste caso, não existe exceção;

– Vício

Um dos maiores mitos que você vai achar por aqui. O cacau em si não causa nenhum tipo de dependência direta. No entanto, por ser realmente muito bom e possuir diversas aplicações, é possível associar a enorme vontade que as pessoas possuem de consumi-lo frequentemente seja associado ao seu maravilhoso gosto;

– Prevenção do Alzheimer

Super verdade! Diversos estudos conseguiram apontar nos últimos tempos alguns quadros no sistema central, podendo ajudar constantemente a evitar a incidência de mal Alzheimer e demência;

– Auxílio nos casos de TPM

Outra grande e gostosa verdade! A serotonina consegue nos ajudar no combate à ansiedade e toda a irritação que geralmente adquirimos durante a nossa rotina diária. A tensão pode ser atenuada diretamente aos exercícios físicos ou até mesmo o sexo, além de outras atividades que liberam a substância;

– Ajuda na prevenção de Alzheimer

Também verdade! Muitos estudos provaram que o chocolate é bom para os quadros do sistema nervoso central, ajudando a evitar qualquer tipo de dependência que o Alzheimer pode gerar gradativamente;

– Chocolate diet é bom para a dieta

Super mito! O chocolate diet é somente recomendado para quem tem problemas com diabetes, uma vez que ele não contém nenhum tipo de açúcar em sua composição.

Segundo o Sos do peso, o chocolate diet possuí componentes que podem piorar ainda mais as gorduras localizadas.

Ainda dentro do mito acima, quem costuma fazer dieta, deve fugir de qualquer maneira destes chocolates, uma vez que eles são realmente armadilhas calóricas que podem piorar ainda mais seu quadro. Quem sofre de obesidade então? Deve passar muito longe e considerar que esta é uma das melhores dicas para emagrecer que você terá hoje.