Tipos de chocolate

Tipos de chocolate

Devido a muitas perguntas, vou falar um pouco mais sobre os tipos de chocolate disponíveis no mercado. Afinal, é bem difícil encontrar alguém em todo mundo que não goste pelo menos um pouco de chocolate, não é mesmo?

Mesmo que você tenha sempre o objetivo de saborear o doce como forte ingrediente ou diretamente, o cacau deve ser estudado nas suas diversas formas.

Todos aqui sabem que o chocolate é um alimento realmente poderoso graças a sua concentração de matéria prima (o cacau). Por conta disso, aprenda alguns tipos de chocolates disponíveis no mercado.

Quais são os tipos de chocolate?

  •         Chocolate ao leite

Junto a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, só podemos classificar como chocolate um produto que tenha cacau e açúcar junto a possibilidade de incluir outros componentes alimentares.

O chocolate ao leite é um alimento preparado a partir de proporções menores, cerca de 50% da composição com manteiga, leite e açúcar. Tal mistura vai garantir com que esse chocolate contenha uma coloração marrom e bem mais clara, além de uma textura mais cremosa com sabor adocicado;

  •         Chocolate branco

Apesar de não ter uma coloração característica do cacau, o chocolate branco também é considerado um alimento direcionado para o mercado segundo a ANVISA por causa da manteiga de cacau, ao invés da massa de fruta de fato. No entanto, o chocolate branco é sempre preparado com leite e açúcar, características essas que acabam elevando toda a concentração de gordura e valor calórico. Sinceramente, não vale a pena incluí-lo em sua dieta;

  •         Chocolate amargo

O chocolate amargo pode variar bastante no sabor, mantendo sempre um acordo com a concentração de cacau em sua receita. Porém, por definição, este chocolate utiliza quase 50% de massa de cacau em sua receita principal, classificando praticamente como algo “amargo”.

Em questão de aplicação e saúde, este chocolate é o principal devido a sua quantidade de cacau, sendo o mais indicado para a aplicação em receitas e consumo rotineiro.